Reflexão do Evangelho do Dia - O Reino dos Céus é Seletivo!


Muito bom dia, meus amigos!

Mais uma vez estou aqui para refletir o Evangelho com vocês. E como tem sido bom para mim esse exercício diário! Já devem estar cansados de terem meu nome aqui diariamente, né? Pois bem... essa semana foi uma semana intensa na vida do Danilo e não teve como ele postar e, aproveitando a oportunidade, quero adiantar que estamos estruturando o blog para que mais pessoas façam a reflexão diária, para termos visões de pessoas diferentes a respeito da Palavra de Deus para nós.

E mais uma vez quero pedir que vocês se manifestem mais, comentando os artigos, mesmo que seja pra dizer que concordam ou que discordam do que foi escrito. Ninguém é dono da verdade e nada como um bom diálogo para que possamos crescer mutuamente, né?

Voltando à nossa reflexão, nossa passagem de hoje se encontra em Mt 13, 47-53. Está com sua Bíblia? Não? Não se desespere, clique aqui e faça sua alimentação de hoje da Palavra de Deus, que é alimento para o nosso espírito. Só não prossiga sem antes ler a passagem, tá?

Mais uma vez (nossa, gostei disso hoje, né?) Jesus vem nos dizer que o Reino dos Céus é seletivo. Lembram quando dias atrás escrevi sobre o vestibular celestial? Disse que o reino de Deus era para aqueles que são determinados e sabem bem o que querem e que, infelizmente (ou felizmente, talvez...) aqueles que levam a vida empurrando as coisas com a barriga são sérios candidatos a serem reprovados na prova final.

Jesus nos afirma hoje que o tal reino é semelhante a uma pescaria feita por pescadores bem profissionais. Não é aquela pescariazinha feita com vara de bambu que pescadores amadores, como eu, fazem de vez em quando. O detalhe é que nessa pescaria não serão aproveitados todos os peixes pescados!

Olha o perigo e o sinal vermelho de alerta ligado!

Tenho certeza que um dia você foi fisgado por algum pescador de Cristo. Se assim não tivesse sido, dificilmente você estaria lendo isso aqui hoje. Imagino que você começou a frequentar alguma comunidade ou grupo de oração, participou de orações profundas e de campanhas. Porém, sinto muito em te dizer que isso ainda não te garante o passaporte final para nossa morada eterna, nem escalação para jogar no time divino. Reparem bem no que Jesus diz nos versículos de 47 a 51:

""O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes."

Portanto, se você quer conquistar seu lugar, te aconselho que busque experiências concretas com o amor de Deus, com o Espírito Santo e que transforme tais experiências em combustível para ações concretas de dedicação ao bem estar do seu próximo!

Se você tiver lido atentamente deve ter percebido que Jesus nos dá duas pistas valiosas para nossa caça ao tesouro:
  1. O Reino dos Céus não são para seres humanos maus. Então, caso você ande praticando alguma coisa que prejudique a vida de qualquer pessoa que seja, saiba que você está assinando, a cada dia, que não está tão interessado assim em viver nos novos céus e nova terra prometidos pelo Senhor e que você prefere o calor da fornalha de fogo, onde haverá choro e ranger de dentes;
  2. O Reino dos Céus é para pessoas justas. Precisa dizer algo mais? Pessoa justa é quem pratica justiça e a maior justiça é praticada através do amor ao próximo. Vale lembrar que fazer justiça não significa dizer "sim" para tudo o que lhe aparece. Que seu "sim" seja "sim" e seu "não", "não". Ah... e nada de mentiras! Você sabe quem é o pai delas, né?

Reflitamos um pouco sobre isso...

Espero que o Espírito Santo te conduza e gere frutos concretos das nossas reflexões. Aproveitando a oportunidade, não perca a reunião do próximo sábado! Deus tem feito promessas maravilhosas pra ela.

Grande abraço fraternal,


Márcio Gomes Pacheco.
Leia Mais

Refletindo o Evangelho do Dia - Quebra-cabeça



Muito bom dia, meus amigos irmãos!

Quanta alegria estar aqui novamente. Quanta alegria já estar no meio da semana e saber que o sábado está bem próximo, para provarmos novamente do banquete de Deus lá na capela da Vila 31.

Nossa passagem de hoje se encontra em Mt 13, 44-46. Está com sua Bíblia em mãos? Mãos à obra! Vamos ler a passagem e, só depois, continuaremos nossa leitura.

Hoje, em mais uma de sua parábolas, Jesus compara o Reino dos Céus a um tesouro muito valioso. Uma pessoa encontra tal tesouro e vende tudo o que possui para ficar com ele.

A princípio eu não posso deixar de chegar à conclusão de que se alguém encontrou algo é porque antes estava procurando alguma coisa, não é verdade?

A maioria de nós passa a vida inteira procurando por algo muito valioso, que venha nos preencher por dentro e fazer de nós pessoas cheias de paz, vivendo numa sensação de felicidade e alegria constantes.

Por causa disso, é enorme o número de pessoas que, querendo "aproveitar a vida", passam boa parte dela entre bebidas, "azarações", sexo, drogas, busca incontrolável de ter sempre mais e mais. Porém, por mais que tenham êxito em tais coisas, quanto mais o tempo passa, mais ainda se sentem vazios por dentro!

Essa sensação de vazio permanecerá lá, cada vez mais forte até o dia em que percebermos que o que realmente precisamos está muito mais perto do que imaginamos: dentro de nós mesmos!

Costumo dizer que nosso coração é como um quebra-cabeça. Existe um lugarzinho pronto para cada coisa: uma pecinha para o nosso pai; outra pecinha para nossa mãe; uma para nossos irmãos; uma para nossos amigos; e várias outras peças para mais um monte de coisas importantes e insubstituíveis. A peça mais importante e maior é aquela que só o amor de Deus pode preencher! Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e enquanto não assumirmos isso e tomarmos posse, o vazio não será preenchido!

Bem sabemos que, quando montamos quebra-cabeça, cada peça tem seu lugar específico. Não adianta tentar colocar peça em lugar errado que não vai encaixar. Pior ainda quando você pega peças que não fazem parte da imagem a ser montada. Além de não encaixar no jogo, vai deformar completamente a imagem esperada, sem contar que você pode estragar as peças, tentando forçar o encaixe.

Amigo, quantos relatos você tem escutado de pessoas que conseguiram encontrar essa peça central que estava faltando! Ontem mesmo recebi um email de uma ex-colega de serviço de Goiânia indicando que todos da lista de email dela fizessem um encontro religioso que ela tinha certeza que mudaria completamente a vida de todos, porque havia renovado completamente a existência dela!

É interessante ter recebido ontem esse email e hoje estar fazendo essa reflexão. Deus tem um propósito para tudo mesmo!

Verdadeiramente ela encontrou o tesouro perdido. Tenho certeza de que essa minha amiga "vendeu" muita coisa que antes vivia , de livre e espontânea vontade, para poder ficar com o tesouro que acabara de encontrar.

As pessoas geralmente não entendem o porquê de muita gente deixar de fazer certas coisas depois que encontram o tesouro e têm a falsa idéia de que a igreja obrigou determinado tipo de coisa. A própria pessoa percebe que muita coisa feita no passado já não convém mais continuar sendo feita. As pessoas sentem necessidade de dar respostas concretas ao chamado recebido, quando a experiência vivida foi realmente verdadeira. Mas isso é reflexão para outras passagens, né?

Peço a oração de todos vocês para a reunião de sábado! Deus promete um verdadeiro banquete para todos nós!

Grande abraço fraternal,



Márcio Gomes Pacheco
Leia Mais

Reflexão do Evangelho do dia - Ser sincero de Coração e Tocar o Coração de Jesus





Muito bom dia, pessoal!


Nosso Evangelho de hoje se encontra em Jo 11, 19-27. Não perca seu tempo, clique aqui, leia a passagem e continue sua leitura de nossa reflexão.

Bem... hoje é dia de Santa Marta e, para mim, é até meio difícil escrever sobre ela, porque o exemplo que tenho em meu coração, quando leio sobre ela na Bíblia, é justamente o "como não se portar" diante de Jesus. Porém, não quero que vocês imaginem que tenho aversão a ela, não...

Na primeira passagem apresentada, apresentada no site da Canção Nova, temos o trecho que precede a ressureição de Lázaro. Jesus chega na casa onde seu amigo vivia e é recepcionado, diferentemente, pelas duas irmãs do defunto.

Marta sai correndo e vai ao encontro de Jesus, mostrando que ela acreditava que ali encontraria refúgio para a dor que estava sentindo e faz sua profissão de fé ao dizer que se o Mestre tivesse estado ali, o irmão dela não teria morrido. Ela mesma já havia presenciado grandes milagres. Jesus, então, fala a ela que seu irmão iria retornar à vida e ela, cheia de racionalismo, diz que acreditava que ele voltaria na ressurreição, só que seria aquela do último dia, a do juízo final.

Mais adiante nessa mesma passagem, que não é apresentada no site da liturgia diária, a irmã de Marta, Maria, fala justamente as mesmas palavras que Marta havia dito ao encontrar Jesus. Mas, porém, ao contrário de Marta, Maria fala com a voz do coração e promove um dos versículos mais lindos do Novo Testamento:

"Jesus chorou"
(Jo 11,35)

O que eu acho lindo é que o que mudou foi a maneira com que a pessoa se portou ao falar com Jesus. Uma fala com a razão, a outra fala com a emoção e isso foi eficaz, tocando o coração de Jesus e fazendo com que Ele chorasse...

Você já imaginou o que significa isso?

Antes de tudo, mostra que Jesus se sensibiliza com nossas dores e significa que de nada adianta você chegar cheio de formalidades para falar com Jesus! Nada adianta você escolher as palavras mais lindas do dicionário, as mais cultas, os melhores pronomes de tratamento se isso não traduzir o que verdadeiramente se encontra em seu coração...

Não adianta!
Se você não rasgar o seu coração e falar claramente o que te dói, o que te incomoda, o que você gostaria que Jesus fizesse... sinto muito ao dizer que sua oração será da boca pra fora!

Quero pedir que todos nós reflitamos sobre isso e que passemos a enxergar Jesus como aquele amigo íntimo, com o qual não temos medo de dizer e compatirlhar nossos maiores segredos.

Grande abraço fraternal!!!


Márcio Gomes Pacheco
Leia Mais

Refletindo o Evangelho do Dia - Rebaixar-se





Muito bom dia, meus amigos!

Nossa passagem de hoje se encontra no Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos de 31 a 35. Você já sabe o que fazer antes de prosseguir, né? Então não perca tempo...

Pessoal, a exemplo de uma de nossas reflexões recentes, aqui estamos novamente entre algumas das parábolas de Jesus:
  • Grão de Mostarda: o reino dos céus é comparado a uma pequenina semente que, após germinada, chega a servir de sombra para os pássaros;
  • Fermento: o reino dos céus também é comparado a uma mulher que mistura fermento a três porções de farinha, que por sua vez ficam fermentadas.
Como já dito anteriormente, Jesus gostava muito de fazer seus ensinamentos através de comparações do dia a dia daquelas pessoas simples. Ele detinha o conhecimento de todas as coisas, pois por Ele e para Ele tudo foi criado desde o princípio dos tempos.

Paro e fico imaginando essa faceta de nosso Evangelho. Apesar de não estar bem explícito no texto, o que quero hoje é refletir sobre a simplicidade e humildade de Jesus.

Em sua prova maior de amor, Deus se fez homem. Habitou em nosso meio. Foi simples e humilde a ponto de, sendo rei, se fez o mais dedicado dos servos.

De maneira bem coloquial, Jesus se rebaixou, se humilhou a ponto de ir até as últimas consequências para atrair o maior número de pessoas à verdadeira felicidade, oriunda do mais puro e valioso dos sentimos: o amor.

Quantas vezes o mundo quis nos ensinar que não podemos nos rebaixar, que não podemos nos humilhar? Quantas vezes o nosso orgulho nos faz querer ser melhores que nossos próximos? Quantas vezes o nosso egoísmo nos impede de doar parte de nosso tempo em favor de nossos irmãos?

Amigos, a didática do mundo nos ensina muita coisa errada, conforme a sabedoria divina. O pior de tudo é que, de tantas vezes repetidas, tais "meias verdades" se fixam em nosso interior e acabamos pensando que, realmente, são dogmas e princípios dignos de serem seguidos.

Repensemos nossos atos. Reflitamos sobre nossas condutas, sobre nossas vidas. Não devemos nos esquecer de que não se pode entrar sozinho no céu. São justamente aquelas pessoas que ajudamos, que um dia doamos parte de nosso tempo, que nos ajudam a entrar na morada eterna de Deus.

Que o Espírito Santo possa iluminar nossos pensamentos, nossas atitudes e nos dar força para colocarmos em prática tudo aquilo que há tempo estamos com vontade de fazer para fortalecer o Reino de Deus em nós. Somente assim a "sementinha de mostarda" se transformará no abrigo e proteção aos nossos irmãos. Só assim seremos fermento vivo na vida daqueles que que, há tempos, não sentem o verdadeiro gosto em viver.

Grande abraço fraternal,


Márcio Gomes Pacheco
Leia Mais

Reflexão do Evangelho do Dia - Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor



Muito bom dia, meus amigos!

A passagem de hoje se encontra em Mt 20,20-28. Você já sabe que é necessário ler a passagem antes de prosseguir, né? Está sem a Bíblia? Não se preocupe, clique aqui.

Mãe é sempre mãe, né? Já consciente de que Jesus era o Messias e que seu reino não era desse mundo, faz um pedido, um tanto egoísta, para Jesus: que seus dois filhos permanecessem ao seu lado, quando fosse entronizado no céu, um à esquerda e o outro à direita.

Eu fico imaginando o que se passou na cabeça de Jesus naquele momento... sua vida pública havia sido pregar o amor ao próximo, a entrega pela vida do outro, a busca coletiva por uma sociedade mais justa, mais igualitária. Aquela mulher parecia caminhar no rumo contrário ao querer apenas o bem a seus filhos, em detrimento de todos os outros amigos do Filho do Homem.

Aquela manifestação egoísta, de mãe e filhos, provocou irritação entre os outros dez discípulos e é nesse momento que Jesus os reúne e ensina que, ao contrário do que o mundo prega, os grandes do reino de Deus são aqueles que consomem suas vidas em favor do próximo, são aqueles que se esquecem de si mesmo e dedicam suas vidas em busca de um mundo mais justo.

Meu amigo, você também quer garantir seu lugar no reino de Jesus?

Olha, não é tão difícil assim, mas também não é moleza, não... basta você deixar de olhar para seu próprio umbigo, deixar de pensar que o mundo gira ao seu redor e buscar, ao máximo, fazer coisas de bem coletivo, que estejam voltadas ao bem estar material e espiritual. Devemos ter em mente que, ao contrário do que pensava a mãe de Tiago e de João, caminhar e estar ao lado de Jesus exige atitudes de solidariedade e que, diferentemente dos reinos desse mundo, não há titulo de nobreza, nem posicionamento privilegiado para tais pessoas.

Quem usa o serviço na igreja como uma maneira de se autopromover tem visão torpe e errada sobre o reino de Deus! Você tem um chance maravilhosa de exercitar isso nesse final de semana. Amanhã faremos a segunda etapa do arrastão contra o frio, quando saíremos de casa em casa pedindo cobertores e blusas para nossos irmãos mais necessitados. Ainda nesse final de semana, saíremos pelas ruas da cidade, procurando aquelas pessoas que mais necessitam de calor e doaremos o material arrecadado.
Quer ter uma experiência marcante e maravilhosa para as páginas da sua vida? Acho que nem precisa dizer mais nada, né?

O grupo de oração tem buscado casar oração com ação e acreditamos que seja essa a vontade de Jesus para nós.

Não perca a chance que você terá amanhã de fazer a vontade de Deus em sua vida!

Como o próprio Jesus disse, quem quiser ser grande, que seja servidor!
Te espero amanhã, às 15h, na praça da Vila 31 de Março, viu?

Grande abraço fraternal,


Márcio Gomes Pacheco
Leia Mais

ARRASTÃO II - CAMPANHA DO AGASALHO



A T E N Ç Ã O , S E M E A D O R E S ! ! !

Pessoal, quem participou A D O R O U a experiência vivida no final de semana passado, quando saíram de casa em casa pedindo doações para a nossa campanha FÉRIAS SOLIDÁRIAS, promovida pelo Grupo de Oração Semeador.

O material arrecadado até hoje será distribuído amanhã.

Porém, não fique triste. Devido ao sucesso do primeiro arrastão, já está programada para o próximo sábado a SEGUNDA ETAPA da campanha.

Por isso, TODO O PESSOAL DO GRUPO DE ORAÇÃO está convocado a comparecer à praça da Vila 31 de Março às 15h para continuarmos nossa campanha.

Te aguardamos lá, hein? Aproveite e leve algum amigo.

Podemos contar com sua participação?
Leia Mais

Reflexão do Evangelho do Dia - Semeadores!


Muito bom dia, Semeadores!

Vocês já devem ter notado que a passagem de hoje é um tanto especial para nós, né? Trata-se da passagem profética que foi mostrada ao Reginaldo quando Deus o inspirou a criar o grupo de oração há alguns anos atrás...

Nossa passagem está localizada em Mt 13, 1-9. Apesar de você já conhecer essa passagem de cor e salteado, por favor, não prossiga sem antes fazer a leitura da mesma.

"O Semeador saiu para semear"... e muita coisa se transformou desde, então...

Se você está lendo esse artigo aqui é porque seguiu-se anos e anos de história desde que a primeira semente lançada pela boca de Jesus foi germinada, gerando novos semeadores, que lançariam novas sementes, que seriam germinadas e transformadas em semeadores até chegar a você.

Dá pra você imaginar a cadeia de relacionamentos que foi criada? O Semeador por excelência é Jesus. As sementes que foram germinadas são alimentadas pelo Espírito Santo, amadurecem e viram novos semeadores. Até chegar o momento em que a semente é lançada na terra do nosso coração. Mesmo se este estiver como terreno arenoso e infértil, o sopro de Deus é capaz de transformar essa situação, dependendo apenas de nós O permitirmos fazer isso.

Chega, então, o momento em que você deve dar a resposta a Jesus se topa ou não continuar a missão de ser semeador. Só você pode escolher os passos a dar, pois Deus nos dá o livre arbítrio sobre nossas ações e atitudes.

Você é livre para escolher em enterrar dentro de você toda Boa Nova recebida, toda libertação recebida ou passá-las adiante. Só você pode decidir entre dizer "sim" ou "não" ao convite que Jesus te faz diariamente em continuar Seu serviço de lançador de sementes de amor, caridade, doação, libertação dos excluídos, transformação de vidas, renovação do mundo que nos cerca.

Não é apenas um nome bonitinho que carregamos em nossa camiseta! Antes de tudo é uma missão, um chamado a ser anunciador da Palavra de Deus. É por isso que nascem as campanhas, foi por isso que esse blog foi criado, foi por isso que foi lançada a profecia e criado o Grupo de Oração Semeador: PARA ARREBANHAR UMA NAÇÃO DE ANUNCIADORES DO REINO DE DEUS, QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS PERTO!

Qual é a sua resposta? Ou você vive um mundo de comodismo, de ociosidade, de egoismo, de orgulho ou decide, a cada dia, vestir sua camiseta de Semeador e anunciar a Boa Nova.

É você quem decide através de gestos bem concretos e espero que a resposta seja aquela que agrada o coração do Senhor.

Reflitamos profundamente sobre essa mensagem de Deus para nós hoje...


Grande abraço Semeador,


Márcio Gomes Pacheco
Leia Mais

Reflexão do Evangelho do Dia - Eu Vi o Senhor




Muito bom dia, amados de meu Pai!

Nosso Evangelho de hoje se encontra em Jo 20,1-2.11-18. Faça uso de seu instrumento diário de estudo ou simplesmente clique aqui para fazer a leitura.

Se você é uma pessoa atenciosa, deve ter percebido que nossa sequência do Evangelho de Mateus foi quebrada, né? Geralmente isso acontece quando é celebração de algum dos santos principais da igreja e hoje é dia de Santa Maria Madalena.

Pessoa bem controversa e polêmica era ela, mas gostaria de me abster em dois momentos importantíssimos de sua vida, vividos na presença de Jesus:

  1. Sua conversão: diz a tradição que foi Maria Madalena que foi pega em adultério naquela passagem em que as pessoas queriam apedrejar uma mulher até a morte. Salva por Jesus no último instante, ela aceita a ordem de Jesus de ir e não voltar mais a pecar.
  2. A ressurreição de Jesus: na manhã do terceiro dia alguns amigos do Mestre vão até o túmulo visitá-lo e descobrem que Ele já não estava mais lá. Foi para Maria Madalena que Jesus primeiro se apresentou e deu a missão de proclamar aos outros que estava vivo.
Aquela mulher, considerada prostituta e sem valor, tem um encontro pessoal com Jesus num determinado momento de sua trajetória e muda, completamente, o rumo de sua vida. Passa a acompanhá-lo em todos os lugares e é uma das Marias presentes ao pé da cruz, uma das poucas pessoas que permaneceram fiéis até o fim.

Isso só foi possível porque ela viveu uma experiência concreta com Jesus. Ao encontrá-lo, abriu completamente as portas de seu coração e deixou ser abastecida pelo verdadeiro amor. Percebe, então, várias coisas em sua vida que estavam completamente erradas e resolve arrancá-las. Tenho certeza de que ninguém a obrigou a largar tais condutas erradas, isso passou a ser necessidade primária em sua vida. Como água e óleo não se misturam, é impossível querer viver na graça e no pecado ao mesmo tempo.

Algo semelhante acontece na vida daquelas pessoas que vão aos seminários, encontros, acampamentos, reuniões de grupos de oração, missas e outros eventos religiosos e se deixam ser conduzidos pelo Espírito Santo. Ao descobrir que Jesus é muito mais que um personagem bíblico e experimentarem, concretamente, de seu grandioso amor.

Se você ainda não teve a graça de viver uma experiência concreta do amor de Jesus, provavelmente deve ainda existir um vazio muito grande em sua vida. Pessoas assim, se deixam abalar por pouca coisa, constantemente ficam tristes sem saber o porquê, são egoístas e buscam unicamente a satisfação de seu prazer individual e procuram preencher o quebra-cabeças de seu corações com peças erradas e que não se encaixam, machucando ainda mais seus interiores.

Se você se encaixou em alguma das situações apresentadas, quero te convidar, a exemplo do que viveu Maria Madalena, a deixar-se ser tocado e preenchido pelo amor daquele que tudo pode. Eu não conheço nada de sua vida, não sei quais foram seus passos dados em falso, e muito menos os que você conseguiu acertar, mas tenho toda certeza em afirmar que só Jesus pode transformar completamente a sua vida e transformar seu coração em um recanto de paz e alegria.

Lembro-me de um adesivo que certa viz li em um carro: "Jesus está vivo! Falei com Ele ainda hoje!"

Eu convido você a nesse momento parar tudo o que você estiver fazendo, fechar seus olhos e voltar seu pensamento a Jesus. Não será necessário muito tempo, apenas peça de coração que, a exemplo de Maria Madalena, você também que ter sua vida transformada para poder proclamar a todos os seus amigos a maravilhosa e empolgante notícia de que viu e experimentou o Senhor.

Tenho certeza de que uma conversa sincera com Jesus, um pedido feito do fundo de um coração sedento e sincero fará com que Jesus te mostre, através do Espírito Santo, ações concretas que te levarão a uma maior sintonia com Ele. Apenas busque colocar em prática o que a voz de Deus falar em seu coração.

Apenas deixe-se ser amado por Jesus, o resto é consequência.

Grande abraço fraternal,



Márcio Gomes Pacheco
Leia Mais

Refletindo o Evangelho do dia: Não busqueis só por sinais...


Muito bom dia meus amigos!

Que a paz de Jesus esteja com cada um de vocês!

Hoje o Evangelho objeto de nossa reflexão do dia foi tirado do livro de São Mateus, cap. 12, vers. 38-42. Clique em LITURGIA DIÁRIA para fazer a leitura ou de preferência em sua própria Bíblia.

Na passagem de hoje, Jesus diz algo muito sério e muito importante, diante o que os mestres da lei e fariseus lhe disseram: "Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas".

Muitas pessoas, para acreditarem na presença viva de Jesus em nosso meio e para crer que Ele realmente está presente em nossas vidas, buscam por sinais, por coisas extraordinárias que possivelmente aconteçam, para fundamentarem a sua fé.

Na verdade, muitos dos prodígios, milagres e sinais que Jesus realizou enquanto esteve aqui na Terra tiveram como finalidade levar aquelas pessoas da época a se converterem e crerem no que Jesus dizia. Porém, era o verdadeiro homem e verdadeiro Deus que estava presente no meio de nós! E para que aquelas pessoas de coração duro acreditassem, era necessário realizar tais feitos...

Acontece que nos dias de hoje ainda existem pessoas assim, que precisam ver o milagre acontecer para crerem na existência de um Grandioso Deus, que é amor e misericórdia em essência... São pessoas que ainda não experimentaram o imenso amor do Pai.

Porém o que Jesus vem dizer hoje é justamente para aquelas pessoas que crêem na presença de nosso Deus e vivem buscando sinais para fundamentarem a sua fé! O Senhor vem dizer que não é preciso realizar mais sinais, pois Ele já deixou claro, muito claro a finalidade de nossa existência e para onde vamos após essa vida passageira. Ele já provou, muito bem provado, o grande amor que Ele tem por toda a humanidade, quando morreu na cruz por cada ser humano...

Que cada um de nós busque fundamentar a sua fé na palavra de Deus, na oração diária, na participação na comunidade e nos grupos de oração, na oração do Santo Rosário, e a partir daí experimentar o imenso amor que o Senhor tem por cada um de nós! Só a experiência do amor de Deus é capaz de convencer o nosso coração de que não estamos sós, e que existe um Deus poderoso que nos ama e está sempre presente em nossa vida, nos momentos bons e principalmente nos difíceis, mesmo que a gente não veja...

Que Jesus abençoe a sua caminhada rumo ao Céu e que o Espírito Santo lhe conceda o dom da fé, para que não seja necessário a busca incessante de sinais de que Deus está vivo em nosso meio!

Grande abraço!

Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!


Danilo Lopes


Leia Mais

Refletindo o Evangelho do Dia - Vestibular Celestial



Muito bom dia, meus amigos!

Diretamente de Porangatu e ansioso em saber notícias sobre a campanha de ontem, aqui estou mais uma vez para refletirmos juntos o Evangelho do Dia.

Nossa passagem de hoje se encontra em Mt 13, 24-43.

Hoje temos a apresentação de algumas das parábolas de Jesus. Parábolas são narrativas curtas, protagonizadas por seres humanos, com o intuito de educar, lançar algum ensinamento, a seus ouvintes/leitores.

Muito rica nossa passagem de hoje. Jesus nos apresenta o Reino dos Céus através de três comparações do cotidiano do povo daquela época: sementes boas e ruins são cultivadas em mesmo lugar e, no dia da colheita, é separado o que será aproveitável e o resto é queimado; a menor das sementes que, quando germinada, cresce e dá abrigo aos pássaros; e fermento lançado na farinha, que depois de algum tempo fica toda fermentada.

Todas essas parábolas nos remetem a como será o processo seletivo, o vestibular dos santos para entrarem definitivamente na Universidade Jardim do Éden.

Reflitamos a respeito. Quem é estudante de verdade não se contenta com qualquer faculdadezinha de ponta de esquina, não é verdade? Tais pessoas se preparam toda uma vida de dedicação para conseguirem entrar nos melhores lugares de estudo. E, na maioria das vezes não descansam enquanto não conseguem o êxito desejado. São pessoas determinadas e abrem mão de muita coisa (muita festa, muito passeio, muito programa de televisão, muito descanso) e só descansam no pódio da vitória, com o resultado garantido de aprovação.

Assim também deve ser nossa busca diária da conquista de nossa vaga no reino dos céus. Desculpe-me te dizer isso, mas o Reino dos Céus não é para covardes, não é para pessoas sem determinação, não é para pessoas acomododas que "deixam a vida as levar", como que à deriva, para qualquer lugar. O Reino dos Céus é de pessoas audaciosas na fé, combatentes na oração e na luta diária do combate contra o pecado.

Jesus nos dá uma dica importantíssima a respeito de pessoas que perderão muitos pontos no processo seletivo e que, certamente, serão reprovadas no dia do resultado final:

"O Filho do Homem enviará seus anjos, e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal."
Mt 13, 41

Olhem que pista importantíssima! Como aqueles professores feras de cursinho, Jesus nos apresenta duas questões certas, que cairão no vestibular celestial e que desclassificarão candidatos: quem faz outras pessoas pecar e quem se dá à prática do mal, literalmente, dançará na "boquinha do inferno".

Bem... se essas pessoas não terão resultado muito interessante no resultado final, então podemos afirmar que as pessoas que "ajudam as outras pessoas a fazerem o bem e se dão à prática do bem" serão convocadas.

Bem... Jesus nos deu duas questões de graça hoje para realizarmos a prova final, porém, é necessário praticarmos diariamente tais exercícios de benevolência.

Busquemos colocar isso em prática no nosso dia a dia.

Deus nos abençoe sempre nessa nossa preparação!

Grande abraço fraternal,


Márcio Gomes Pacheco
Leia Mais

ARRASTÃO - CAMPANHA DO AGASALHO


Será amanhã, sábado, na Vila 31 de Março, às 14h da tarde a grande concentração para o ARRASTÃO DA SOLIDARIEDADE!

O pessoal do Grupo de Oração Semeador e demais voluntários se reunirão na praça em frente a Capela Nossa Senhora Auxiliadora e passarão de casa em casa pedindo doações de blusas e cobertores para a nossa campanha FÉRIAS SOLIDÁRIAS.

Não perca essa oportunidade única de colocar em prática tudo aquilo que você tem aprendido aqui no nosso blog e nas reuniões do grupo.

Deus nos abençoe cada vez mais!
Leia Mais

Refletindo o Evangelho do Dia - Quero Misericórdia e não Sacrifício




Muito bom dia, meus amigos!


Hoje é sexta-feira! Amanhã tem arrastão da solidariedade da campanha do agasalho e reunião do grupo de oração... já se prepararam?

Nossa leitura de hoje se encontra em Mt 12, 1-8. Não prossiga a leitura dessa reflexão sem antes ler a passagem, ok?

É incrível como as pessoas se apegam a certos rituais, crenças tradicionais e se esquecem de que o mais importante é o amor e o que tal sentimento gera em nós!

Já cansei de escutar padres dizerem que de nada vale deixar de comer carne no período da quaresma se minhas atitudes egoístas não mudam em relação às pessoas que convivem com tais pessoas que fazem tal penitência; de nada vale ir à cidade de Trindade a pé, se não aproveito tal caminhada para refletir minha vida e sintonizar meus pensamentos com os pensamentos do Pai Eterno, que criou todas as coisas e faz de todos nós irmãos.

Nessa passagem de hoje encontramos algo relacionado aos rituais que acabei de citar. Era costume da época guardar o sábado e não se fazer nada nada que significasse esforço físico. Todo tipo de trabalho era proibido, para dedicar tal dia ao Senhor. O interessante que até mesmo fazer o bem ao próximo não era bem visto pela grande maioria. Conforme a passagem que acabamos de ler, era preferível passar fome a ter que se dar ao trabalho de colher algumas espigas para saciar tal vontade de comer.


O sábado causou muita polêmica durante certas narrações dos evangelistas e Jesus sempre procurou mostrar que é mais preferível fazer o bem ao próximo que se apegar a tais tradições.


'Quero a misericórdia e não o sacrifício'

(Mt 12,7b)


Misericórdia
é sofrer com, ter compaixão de; é deixar-se ser tocado pelas necessidades de nossos irmãos excluídos; é arrancar nosso traseiro do sofá, da cadeira, sairmos do nosso comodismo e lutar por um mundo melhor... e quando falo um mundo melhor, não é sobre o "meu" ou o "seu" mundo que estou falando, é sobre o mundo daquele que nem mundo tem; é você ter o coração aberto para dar não somente aquilo que está sobrando, mas até mesmo aquilo que pode te fazer falta, como fez aquela viúva que em seu ofertório no Templo deu a única moeda que tinha.


Acho que o pessoal do grupo de oração já está começando a mudar tal posicionamento em relação a isso. Exemplo disso é a campanha que se encerra nesse final de semana e que terá como momento maior de arrecadação o arrastão de amanhã à tarde.

Deixe que o Espírito Santo te mostre o caminho e transforme seu coração em um coração manso e humilde de coração, como o de Jesus.



"Jesus, manso e humilde de coração, fazei de nossos corações semelhantes ao vosso!"


Grande abraço fraternal,



Márcio Gomes Pacheco
Leia Mais

Refletindo o Evangelho do dia: Vinde a mim!


Boa tarde meus amigos!

A reflexão do Evangelho de hoje está em Mateus, cap. 11, vers. 28 a 30. Cliquem em LITURGIA DIÁRIA para fazer a leitura antes de prosseguir na reflexão.

Acompanhemos as belas palavras da homilia do Pe. Bantu, da Canção Nova, que tão bem reflete sobre a boa-nova de hoje!

"Talvez neste momento você se sinta de coração sepultado no túmulo de algum pecado. Tu te encontres num verdadeiro beco sem saída. Ou até sejas um daqueles que, olhando para frente não consiga ver uma saída, ao contrário, a vida vai piorando a cada dia, e o desespero crescente toma conta do seu coração. E é exatamente neste momento que tu páras e começas a analisar que de fato tu estás só, não tens amigos verdadeiros, alguém com quem possas conversar de coração para coração, alguém em quem tu possas confiar. Ou talvez ainda tu te sintas vazio, triste, desprezado, deprimido, desesperado, com mágoa, ira, ódio, angústia profunda, amargura e ressentimento. Ou pensando que és um zero a esquerda, que não és alguém, não prestas e que melhor seria sumir sem que ninguém perceba. Ou podes, também, pensar que, tu não és importante, não és especial, não tens valor, não presta para nada e que ninguém se preocupa.

Não importa se estás passando por esta crise, pensando que ninguém se importa, que ninguém se preocupa, o que eu quero dizer-te são Palavras do Mestre: Vinde a mim, todos vós que estais cansados de carregar as vossas pesadas cargas, e eu vos darei descanso. Neste texto Jesus demonstra o seu amor para contigo. Ele se importa contigo e por isso de chama. Faz-te um convite. E este é para os que têm problemas, para os cansados e os oprimidos; os que estão com cargas tão pesadas e tão grandes que não dão conta de carregar sozinhos; os que perderam a esperança até mesmo para esperar; os que estão feridos e com traumas profundos; os que não têm mais caminho, para caminhar; os que perderam o rumo da vida, para os que perderam a direção.

O convite é para ti que estás com o coração quebrado, arrebentado, porque há reabilitação, há cura; é para ti que desperdiçaste a tua vida no mal, pois ainda há possibilidade para fazer o bem; para ti que já não tens mais perspectiva na vida, expectativa de um novo começo; para ti que te sentes desesperado, desprezado; para ti que te sentes doente, perdido na vida; para ti que estás longe, e morto em delitos e pecados.

Talvez tu digas: Minha vida não tem jeito, porque o pau que nasce torto, cresce torto e morre torto”, Mas te digo, Tem sim! Porque o pau que nasce torto, só é torto antes de chegar nas mãos do carpinteiro de Nazaré. Depois de passar pelas Suas mãos saí um móvel precioso raríssimo de encontrar! Ele te ofereçe uma nova oportunidade. Jesus é o Deus do impossível, é o Deus capaz de fazer: do vilão, um herói; do bandido, um santo; do perseguidor, um defensor do evangelho.

Com as palavras vinde a Mim, Jesus nos chama a confiar n’Ele, a crer. Porque ninguém pode ir, e seguir, sem crer, sem confiar nele.

Ele te chama para que tu tomes sobre ti o jugo d’Ele: tomai sobre vós o meu jugo. Jesus não te engana. Ele não prometeu só mar de rosa, porque aqui o jugo quer dizer que tudo aquilo que Jesus passou tu terás de passar. Assim como Ele foi perseguido, sofreu, maltratado e até pela tua própria família, caluniado, zombado, odiado, abandonado entre ladrões e morto na Cruz mas que três dias depois ressuscitou assim também tu terás de passar pela mesma situação. Alías ao discípulo basta ser igual ao mestre. Se aMim tratáram assim, a vós também. Mas não tenhais medo. Eu venci o mundo!

Precisamos aprender d’Ele: e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Chama-nos ao discipulado d’ele, sermos seus alunos. Ele quer que eu e tu sejamos seu imitador. Ele passará a ser o teu modelo. Tu precisarás conhecer mais e mais o teu Senhor, as coisas d’Ele, até chegar ao pleno conhecimento. Mas isso só será possivel se estiveres perto d’Ele. É por isso que também nos chama para estar perto dEle, junto dEle, para ter comunhão, e intimidade com Ele. É urgente que tu contes tudo para Deus. Ele te dá este privilégio de abrir o peito, a alma, e o coração. E então: achareis descanso para as vossas almas."

Que Jesus abençoe a todos!

Grande abraço!



Danilo Lopes
Leia Mais

Refletindo o Evangelho do Dia - Irmãos e Irmãs de Jesus




Muito bom dia, meus amigos...

A passagem de hoje se encontra em Mt 12, 46-50. Pegue sua Bíblia ou clique aqui para conferir.

Estive lendo um texto referente aos "irmãos e irmãs" de Jesus no site da Canção Nova e achei melhor transcrever parte dele aqui, devido a sua riqueza.

Espero que seja de proveito de todos nós.

Grande abraço fraternal,

Márcio Gomes Pacheco



"(...)No Novo Testamento, fica claríssimo que os ‘irmãos de Jesus’ não eram filhos de Nossa Senhora. Os supostos ‘irmãos de Jesus’ são indicados por S. Marcos: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão e não estão aqui conosco suas irmãs?” Tiago e Judas, conforme afirma S. Lucas, eram filhos de Alfeu e Cleófas: ‘Chamou Tiago, filho de Alfeu… e Judas, irmão de Tiago” (Lc 6, 15-16). E ainda: “Chamou Judas, irmão de Tiago” ( Lc 6, 16). Quanto a ‘José’, S. Mateus diz que é irmão de Tiago: “Entre os quais estava… Maria, mãe de Tiago e de José (Mt 27, 56). Em S. Mateus se lê: “Estavam ali (no calvário), a observar de longe…., Maria Mágdala, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”. Essa Maria, mãe de Tiago e José, não é a esposa de S. José, mas de Cleofas, conforme S. João (19, 25). Era também a irmã de Nossa Senhora, como se lê em S. João (19, 25): “Estavam junto à Cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria (esposa) de Cleofas, e Maria de Mágadala”. Simão, irmão dos três outros, ‘Tiago, José e Judas’ são verdadeiramente irmãos entre si, filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Alfeu ou Cleophas é o pai deles.

Da mesma forma, se Nossa Senhora tivesse outros filhos, ela não teria ficado aos cuidados de S. João Evangelista, que não era da família, mas com seu filho mais velho, segundo ordenava a Lei de Moisés. Eis um dilema sem saída para os protestantes, pois os ‘irmãos de Jesus’ são filhos de Maria Cléofas e Alfeu.

Também decorre uma pergunta: Por que nunca os evangelhos chamam os ‘irmãos de Jesus’ de ‘filhos de Maria’ ou de ‘José’, como fazem em relação à Nosso Senhor? E por que, durante toda a vida da Sagrada Família, apenas conta-se três membros: Jesus, Maria e José?

Portanto, a própria Sagrada Escritura demonstra que os supostos ‘irmãos’ de Jesus são seus primos e não seus irmãos carnais. Sua afirmação de que o trecho de S. Mateus tem duas passagens, uma referindo-se à filiação carnal e a segunda à filiação espiritual fica sem sentido, visto que não conferem com o texto bíblico. Até porque o parentesco de sangue não é sequer mencionado pelos seus irmãos nas cartas que escreveram e que se encontram no Novo Testamento, indicando que não davam valor a isso. Ao invés disso, eles se dizem servos de Jesus Cristo."


Pe. Bantu Mendonça K. Sayla

Leia Mais

"Faça o que eu falo e não faça o que eu faço..."


Hoje, meu artigo não tem um assunto. Tem uma palavra. Desta vez mais indago que respondo.


Não importa se um artigo serve para mostrar ou relatar. Quero mesmo é perguntar, fazer pensar. A palavra é 'hipocrisia', que significa representar ou fingir crer. Fingir que se espanta com o que se vê todos os dias; perguntar o que já se sabe; dizer odiar frutas cítricas e chupar limão; dizer amar a Deus e odiar o irmão.


Muitas vezes estamos sendo hipócritas. Fingimos espanto na frente de outras pessoas. Mas não fazemos absolutamente nada. Não é isso que Deus quer de nós! Falamos e pregamos aquilo que é certo, mas fazemos aquilo que é errado.


Falar é muito fácil. "Faça o que eu falo e não faça o que eu faço...”. Isso me fez refletir muito e quero que vocês reflitam também. Falamos para as pessoas fazerem a coisa certa, mas será que nós a estamos fazendo? Estamos muitas vezes “puxando a orelha” das pessoas, corrigindo os erros delas, mas afinal de contas, quem somos nós para julgar alguém? Deus é quem vai nos julgar! Assim como não queremos que nos julguem, não devemos julgar ninguém.



"Não julgueis, para que não sejais julgados.”

(Mt 7,1)




Cinthya Cardoso de Araújo

Leia Mais

Refletindo o Evangelho do Dia - Ai de Ti...



Muito bom dia, meus amigos!

Que a paz e a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo permaneça no coração de cada um de vocês que tem sido fiéis à nossa reflexão diária.

A nossa leitura de hoje se encontra em Mt 11, 20-24.

Bem... o que posso dizer sobre a leitura de hoje? Você já deve ter percebido que não é nenhum pouco amistosa, né? Digamos que Jesus hoje está puxando a orelha de muita gente sem compromisso... e até mesmo de muitas pessoas que se dizem compromissadas, mas que têm sido um tanto conduzidas pela conveniência em seus atos.

Já dizia uma certa música da Canção Nova que "não é de conveniência que se vive o Cristão"* e hoje Jesus diz que haverá maneiras diferentes de se julgar as pessoas no dia do juízo final: uma medida será usada para pessoas que não tiveram a opotunidade de conhecer a Palavra de Deus e outra, bem mais pesada e rígida, será usada para aqueles que tiveram contato com a Boa Nova do Evangelho.

"Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza."
Mt 11, 21

"E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!"
Mt 11, 23-24

Para quem não sabe, a história de Sodoma é narrada no livro do Gênesis (Gn 19). Era uma cidade onde reinava o pecado e que, por causa de toda imundície que nela havia, Deus mandou que seus anjos a destruíssem. Mas um fato relevante é apontado antes que a cidade fosse destruída: os anjos do Senhor pedem que Ló, um parente de Abraão que lá morava, e seus entes mais próximos fossem embora e que não olhasse para trás. A esposa de Ló, não domina sua curiosidade e, indo embora, olha para trás e é transformada em uma estátua de sal.

É justamente essa a causadora da contrariedade de Jesus no Evangelho de hoje. Há muitas pessoas que entram em contato com a Palavra de Deus, recebem inúmeras curas, têm experiências maravilhosas com o Espírito Santo, são transformados em verdadeiros intrumentos de Deus e, mesmo depois de tudo isso, "não conseguem deixar de olhar para trás, para a vida antiga, e voltam a fazer as coisas erradas de outrora, coisas que faziam antes de conhecerem Jesus. São pessoas que vivem conforme a conveniência e ficam selecionando o que serve e o que não serve para a vida deles entre tudo aquilo que é apontado como caminho certo na Bíblia.

Ai dessas pessoas... Jesus é muito claro sobre o que acontecerá a elas.

Será que eu não tenho sido uma dessas pessoas? Será que você não tem sido também?

É muito sério o puxão de orelha que Jesus nos dá hoje e é necessário que reflitamos, não apenas o Evangelho, mas nossa vida inteira para que não caiamos em pequenas coisas que já deveriam ter sido completamente arrancadas de nossas vidas.

Que Deus nos abençoe em nossa reflexão!

Grande abraço fraternal,


Márcio Gomes Pacheco


* Música Deus Existe, composição do Flavinho e lançada em um CD do mesmo nome.


Leia Mais

Refletindo o Evangelho do Dia - Quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la




Muito bom dia, pessoal!

Antes de começarmos nossa reflexão, gostaria de parabenizar o Carlos e o João Henrique, campeão e vice do campeonato de futebol virtual, disputado ontem na confraternização da casa do Danilo... Ah, e perdeu quem não foi!

Nossa leitura de hoje se encontra em Mt 10,34 - 11,1. Eu prefiro que você leia diretamente em sua Bíblia, mas pode clicar aqui, se quiser.

Na passagem de hoje, Jesus continua exercendo seu papel de formador pessoal daqueles que o seguiram mais de perto, seus amigos mais íntimos. E o ensinamento de hoje é o de que devemos colocá-lo em prioridade em nossas vidas.

É justamente por isso que Ele afirma que, quem quiser encontrar sua vida irá perdê-la e vice-versa. Há aqui a apresentação de duas visões bem opostas: uma visão egocêntrica, egoísta e outra cheia de compaixão e solidariedade.

Pessoas egoístas são autosuficientes e caem no grande engano de pensarem que podem viver sozinhas. Acabam gerando uma vida "recheada" de vazios, que nada conseguirá preencher.

Por outro lado, Jesus afirma que aqueles que "perdem sua vida", por se entregarem à vida de evangelização, na realidade estão garantindo o ingresso para a vida eterna. Pessoas que enxergam e priorizam essa visão de conduta, geralmente são aquelas comprimissadas com a promoção social e estão sempre engajadas em ações que tragam algum tipo de benefício às vidas dos que vivem à margem da nossa sociedade.

Particularmente falando, fico muito feliz em perceber que o grupo de oração tem realmente mudado a vida daqueles que vão às reuniões com o intuito de encontrarem Jesus e se tornarem mais íntimos dEle. Fico feliz pelas campanhas, pelos encontros, pelas vidas que estão se reencontrando em momentos de oração, por pessoas que estão tendo a chance de viver um novo recomeço ao lado do Mestre.
"Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa".
(Mt 10,42)

E essa recompensa é nada mais, nada menos que o Reino de Deus, a vida eterna.

Que possamos continuar manifestando em gestos concretos esse processo de verdadeira entrega de nossas vidas a Jesus.

Deus abençoe nossa semana!

Grande abraço fraternal,


Márcio Gomes Pacheco
Leia Mais

Refletindo o Evangelho do Dia - Não Tenhais Medo





Muito bom dia, amados!

Prontos para mais uma reflexão?

Nossa passagem de hoje se encontra em Mt 10, 24-33. Sua Bíblia está por perto? Se não estiver, vou ser bonzinho com você, novamente, clique aqui e se deleite com os ensinamentos de Jesus.

Bem, pessoal. Jesus hoje, já sabendo de todas as dificuldades que seus seguidores iriam encontrar pelo caminho, vem alertar que não devemos nos entregar ao medo. Conforme dito pelo Danilo na reflexão de ontem, engana-se quem acha a vida se torna um mar de rosas depois que aceita Jesus em sua vida como Mestre e Senhor, mas isso não significa que sua vida será uma tristeza... pelo contrário... viveremos fortes emoções.

O próprio Jesus alerta em outra passagem que, todos nós passaremos por inúmeras tribulações, como seus seguidores. Porém, nesses momentos difíceis, Ele mesmo vem nos dar a palavra de alívio e ordem: "Coragem, eu venci o mundo!" (Jo 16, 33).

Portanto, meu amigos, estamos lutando em uma guerra que já está ganha! E o melhor, fazemos parte do time vencedor!

O time adversário é composto de jogadores que são trapaceiros por excelência. Constantemente eles usam da artimanha de falar um monte de verdade e, no meio delas, uma mentira que coloca tudo a perder! E quantas pessoas têm caído nessas armadilhas!

Dentre essas verdades finalizadas com mentiras, destacam-se algumas perigosíssimas: O mundo fala do quanto a presença de Deus é importante para famílias, mas a cada momento as afastam mais dEle e as separa; o mundo nos aponta o quanto "o cara lá de cima" (engraçado ele não ter nome e ser tratado maneira que demonstre que está tão longe de nós, tão sem intimidade...) tem poder para abençoar e mudar a vida das pessoas, mas o apresentam como se não houvesse o livre arbítrio e como se o destino das pessoas já estivesse completamente escrito e nada mais pudesse ser feito.

A pior de todas essas mentiras está em afirmar que Deus existe e que o demônio não: este seria apenas a ausência do amor.

Porém, na leitura de hoje, Jesus vem desmascarar essa "inverdade":


"Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!"
(Mt 10,28)

E quem é que pode "destruir a alma e o corpo no inferno"?

O que é necessário fazer? Identificar todas as situações de perigo, de pecado, de situações que nos afastam de Deus, que fere o mandamento de "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" e arrancá-las de nossas vidas!

Como já foi dito, não há o que temer, meus irmãos!

Que o Espírito Santo possa inundar cada um de nós, nesse dia de hoje, e nos fortalecer para combatermos, sempre, o bom combate.

Grande abraço fraternal,


Márcio Gomes Pacheco
Leia Mais

Refletindo o Evangelho do dia: No caminho do sofrimento...


Bom dia meus queridos irmãos!

Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com cada um de vocês!

A leitura do Evangelho de hoje foi tirada do Livro de São Mateus, cap. 10, vers. 16-23. Clique em LITURGIA DIÁRIA ou de preferência pegue a sua Bíblia pessoal para fazer a leitura e prosseguirmos em nossa reflexão.

Jesus nesta passagem vem nos fazer uma grande revelação:
"Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos". Vimos há dois dias atrás que o Senhor escolheu os seus doze apóstolos e os enviou para a missão. Hoje o Senhor vem alertar a cada um de seus discípulos, a cada um que se decide a seguir o Seu caminho, dos perigos que irão encontrar pelo caminho.

Jesus vem conscientizar os seus discípulos e principalmente a cada pessoa que conheceu o amor de Deus e quer continuar seguindo o caminho de Jesus, que as coisas não serão fáceis... Que a caminhada rumo ao céu não será tranquila e que todos haverão de encontrar dificuldades pelo caminho. Jesus vem dizer que se nós queremos buscar a Ele e estar próximo d'Ele, nós iremos passar por muitos sofrimentos...

Engraçado que a gente pensa completamente o contrário quando conhecemos o Amor de Deus, não é mesmo?! Quando temos o nosso encontro pessoal com Jesus e a partir daí temos a certeza que Deus existe e principalmente, que Ele nos ama, tudo fica diferente e a vida ganha um novo sentido... Daí pensamos realmente que tudo será muito lindo e que os nossos problemas irão se acabar! Inocente engano...

Eu até acredito que é o contrário e é o que Jesus vem nos dizer hoje. Apesar de Ele nos amar, escolher a cada um de nós e nos capacitar para fazer a Sua vontade, Ele deixa bem claro que não será fácil... E agora, mais do que nunca, as dificuldades, os sofrimentos, as perseguições, as tribulações serão ainda maiores! Pois Ele mesmo disse:
"Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações, Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome."

Você deve estar se perguntando: mas porquê buscar a Deus, se os meus problemas, as minhas dificuldades e os meus sofrimentos não vão acabar, mas, pelo contrário serão ainda maiores?? É aí que está o segredo, meu irmão! Eu quero te dizer que sofrimentos e dificuldades você vai encontrar sempre neste mundo e não tem como fugir, pois não fomos criados para este mundo, mas estamos aqui apenas de passagem! Por isso que não seremos completamente felizes aqui, pois a nossa Felicidade será completa quando estivermos na presença do Pai, no céu...

Agora, buscando a Deus e procurando seguir o caminho de Jesus, estando próximo a Ele, tudo fica melhor e até mais fácil, pois Ele nos dá força para superarmos esses momentos difíceis. Ele olha pra gente e diz:
aguenta firme meu filho, aguenta firme minha filha, não desanime! Olha o que eu passei na Cruz e consegui superar... Você também vai conseguir enfrentar esse sofrimento! Eu estou aqui para lhe dar força e te ajudar...

Quando estamos no caminho de Jesus, Ele nos ajuda a enfrentar as pedras que estão pela frente, assim como Simão, o cirineu, O ajudou quando estava carregando a Cruz. É essa a grande diferença entre estar em Deus e não estar com Ele, pois de todo jeito o sofrimento aparecerá!

Eu lhe convido, meu irmão e minha irmã, no dia de hoje, a refletir sobre como você tem enfrentado os sofrimentos e dificuldades do dia-a-dia e se você tem procurado a ajuda do Senhor ou se você tem sofrido sozinho... Que nós possamos olhar para as nossas dificuldades com um novo olhar, acreditando que tudo o que estivermos passando será motivo para a nossa santificação e aproximação do Senhor, que está sempre disposto a nos ajudar! E não esqueçamos que vale a pena enfrentar todo o tipo de dificuldade por amor a Jesus, pois, afinal, quem perseverar até o fim será salvo!

Que Deus abençoe a sua vida e o seu sofrimento.

Grande abraço!

Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!


Danilo Lopes
Leia Mais

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN